06/10/2008

Sobre a democracia

Falar em democracia é muito fácil se você é da situação. Mas se for da oposição as coisas mudam de figura. Nem sempre uma eleição tem o resultado que esperamos, e confesso, me decepcionei um pouco nesta última.
Diante dos fatos, fico com uma dúvida: afinal a política não seria o meio pelo qual o maior número de pessoas tenham suas necessidades atendidas? Não é através das eleições que se escolhe quem pode proporcionar isso a população?
Os valores políticos se encontram um pouco invertidos. Ouvir das pessoas que “eu voto no fulano por que fez isso por mim” e “eu voto no beltrano porque ele me prometeu isso” não me parecem atitudes democráticas, mas afinal o que ela é?!
Estamos em tempo de informação constante e mesmo assim a postura continua sendo a mesma: o comodismo, o conformismo e a aceitação.
Paciência! A maioria escolheu!

12 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Vc sintetizou realmente o q é a democracia: a maioria escolhe o q acha melhor. A questão: o q foi escolhido é melhor? Não foi de tudo ruim, pois foi reeleito. Mas 4 anos, ao contrario do que diz o comercial, passa rápido...

Anônimo disse...

Belo texto e concordo contigo, infelizmente o voto virou algo banal e que eu só voto se ME oferecerem algo e não se oferecerem algo de bom para minha cidade!!

Gi disse...

Quem ganhasse estaria bem.. os dois candidatos fizeram mto pela nossa cidade.. Gostei do texto! Tah de parabéééns!

Ricardo AB. disse...

Só sei que toda vez que eu ouço o toque do meu celular, começo a chorar! Na verdade eu sou do tempo em que demoracia eram os moradores de Bento dizendo que estavam indo pra Caxias. Tah não foi tão engraçado. Assim como também não foram engraçadas estas eleições que voc6e é obrigado a votar em alguém..mesmo não gostando de nenhum canditado. E se por acaso, você anular seu voto, ele simplismente conta a favor da maioria. Sou a favor de uma tecla escrita: PROTESTO.....pra mostrar que nem tudo é tão bonito e colorido quanto parece como corações, estrelas e números. Depois que eu votei, fiquei procurando o Ctrl Z mas, já era tarde. Agora foi. Mais quatro anos! Bons pensamentos Nine. Parabéns. Bj

Pubby Star disse...

Não concordo muito com teu texto! Explico: tem pontos, em se tratando de política que precisam ser analisados, por exemplo a politização da população! O Brasil não é um país politizado! Infelizmente! Não se discutem doutrinas políticas, e as pessoas não participação ativamente da política nacional! Isso faz com que exista uma massa flutuante de eleitores que em momentos tendem para um lado em momentos tendem para outro! Isso se nota na falta de verticalização do voto! O brasileiro ainda vota em pessoas e não em propostas partidárias! Isso, efetivamente, é o grande problema! Não se pode exigir além do que a população é capaz de dar! Finalizando, se a pessoa não é politizado não tem senso de coletivo e acaba optando, no meu ponto de vista corretamente, pelo satisfação das suas necessidades prementes! Ademais, na campanha eleitoral municipal foram outros os requisitos que levaram com que o PT perdesse, e esses requisitos, dentro da minha análise política, data de três eleições passadas. Mas isso seria assunto para uma mesa de bar!

Nine Stecanella disse...

Concordo Marcelo! A questão é que muita gente é politizada sim e nem por isso age de maneira ceta, ainda mais na nossa "magnifica" cidade!

Anônimo disse...

Concordo com o que escreveu...
É uma pena que as pessoas sejam tão alienadas e sem a mínima consciência política.
Parece que o povo de Caxias esqueceu de tudo o que o governo Pepe Vargas fez por nossa cidade, principalmente pelos que mais precisam de políticas públicas.

Obrigado por manifestar sua indignação. Continuaremos na luta por uma cidade mais justa e igualitária onde todos tenham as mesmas oportunidades.
Pepe é superior a tudo isso e não deixaremos nunca sua estrela apagar.
Ainda tem muito pela frente e tenho plena convicção de que a justiça será feita.

Beijo grande.

... disse...

E aí moça,pois é..se estivermos flaando dos mesmos candidatos, tbn não estou contente com o que supostamente a maioria elegeu...
Democracia, na verdade não existe por completo...aqui...por exemplo, a midia que sempre joga pra um lado (do patrão, dos poderosos, do PMDB,PFL e PSDB). O povo que não tem a minima instrução de cidadania (por que os candidatos eleitos fazem de tudo para q a educação seja a minima, suficiente, para que se saiba digitar 4 numeros e confirmar) vota em rostos, em sorrisos, não em propostas ou projetos. Isso é tão obvio que é so notar as propostas jogadas "guela" a baixo por alguns candidatos.Ora eles podem falar a bobagem que quiserem, pois ninguem vai ligar, se ele for "simpatico".
A maioria do povo não tem cond~ições de eleger uma pessoa correta de boas ideias e projetos, isso é fato. Elegem qualquer um que de um aperto de mão, e depois não se sabe por que os grandes indices de corrupção!
A solução está em estabelecer um minimo de intrução para votar! Isso mesmo, uma "democracia" mais seleta!
Ou algum candidato eleito, começar a fazer algo pela educação brasileira!

PS: Macaco, não é usado como racista! quem linka macaco com negors, é racista1 Gremista linka colorado a macaco pelo fato de imitarem, e por que na construção do xiqueiro, eeles assistiam os jogos em arvores no campo que tinham improvisado.Outra questão é o numero de bonequinhos e de um senhor q se veste de macaco na torcida deles, então, a gente paenas fala o que eles já se autodenominam!

bjsss...ble reflexão das sobrinhas...pra mim deveria ser proibido chover em horario de pico hehehe...

Celli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celli disse...

Política hoje em dia é quase uma hipocrisia. Se formos analisar as políticas partidárias e sua história, veremos o quanto a essência de cada uma mudou. E o quanto de seus filiados não sabem sobre os princípios que regem seu partido. Prova disso é essa troca-troca de partidos, união de partidos com idéias completamente distintas, tudo visando um cargo de poder. Vende-se o ideal pelo benefício próprio.

No caso de Caxias... bom, tu já sabe minha opinião né? Cidade grande e com potencial, mas ainda com mentalidade de cidade pequena da colônia em certos aspectos.

Enfim.. vamos lá. O negócio é fiscalizar o que está sendo feito e cobrar das autoridades, já que não podemos ficar tranqüilos, sabendo que eles cumprirão com seus papéis.
Bjo grande!
(ps: ainda não te vi nos corredores da UCS!! hehehe)

Rodrigo Vargas disse...

Te amo Janine!

Entra no meu blog... do Blogger mer... o do wordpress num dah pra por ad sense e ganha grana entao resolvi continuar nesse mesmo