27/01/2011

Eu e a Saga Crepúsculo

*antes de me xingar, leia até o final*

O primeiro post do blog Janine Stecanella, meu blog atual e espero futuro [forever] foi sobre Crepúsculo. Na época tinha assistido o filme e achado o máximo [crazy people]. Então, como boa curiosa, fui atrás dos livros e foi assim que começou minha relação com a Saga Crepúsculo. Que por sinal, mudou muito em quase dois anos. 

Depois de ler os livros, muita coisa mudou sobre minha percepção da história. Principalmente depois de Amanhecer, porque eu ODIEI. Não tenho nada contra quem gostou, só que não concordei com o rumo da história, mas isso é assunto pra outro post.

Acho que a Stephanie Meyer escreve bem. Esse foi um dos motivos para eu ter lido todos até o final. Mas os personagens dela são extremamente fracos. Vou explicar: Bella, Edward e Jacob acabam se conformando com o rumo que a história toma. Bella gosta dos dois, mas continua com Edward mesmo não fazendo o menor sentido e Jacob sendo o namorado ideal. Mas ela é assim e quer isso.

O livro é para um público infantil, infanto-juvenil e adolescente, mas acabou atingindo um público bem maior, só que faltou determinação para os personagens. Faltou humaninadade. Tudo bem, é um romance sobrenatural, mas em tese, a Bella é uma adolescente e como tal deveria se comportar como uma. A idade mental dela é, mais ou menos, 55 anos!

Depois que comecei a pensar em toda mensagem do livro, não podemos esquecer que tem muito do autor, não pude mais gostar tanto assim da história. Isso sem contar todas as mudanças que a própria Stephanie fez: então temos adolescente que não é adolescente. Vampiro que não é vampiro. Lobo que não passa nem perto de lobo. Uma cidade totalmente anormal. A única coisa que continua próxima ao real é a escola e os amigos de lá, típicos teenagers americanos.

Os filmes também são bem interessantes a primeira vista, mas depois é possível perceber como o baixo orçamento deixou algumas cenas bizarramente surreais. Eclipse é o melhor, já com a saga totalmente popularizada, mas achei extremamente chato, com cenas extensas de diálogo.

Quero dizer com tudo isso, que de certa forma, ainda gosto muito de Crepúsculo. Mas, é preciso observar os pontos fracos da saga. É um história de amor, de superação de obstáculos. De paixão, de dúvidas, mas por vários momentos, eu acredito, Stephanie poderia ter dado mais fôlego em cenas e situações que ficaram secundárias.

É ainda muito popular, coisas que eu pensei, cairia fora de moda rapidinho, mas parece que os adolescentes voltaram a pensar em amor, e não mais em adolescência. Porque ser jovem geralmente é sinônimo de odiar e ser contra tudo, e é normal, porque depois passa, e você percebe que certas coisas eram desnecessárias, exatamente como Bella se dá conta depois.

2 comentários:

Sochim disse...

Já tive meus momentos de revolta com Crepúsculo, mas agora simplesmente não estou muito interessada na saga.

Não sou fã da cultura de vampiros, ou pelo menos, não uma fanática desesperada, dizendo que qualquer coisa diferente do que está dos livros sobre Drácula, nos livros de Anne Rice e nos livros de RPG é uma porcaria. Não.

O que me incomoda em uma história, e em qualquer história, é a falta de coerência e argumento. A impressão que tenho com Crepúsculo é que as coisas são jogadas e as explicações não são suficientes.

Mas hoje, apenas respeito quem gosta e tento não falar no assunto. Afinal, em algum momento eu gostei ou vou gostar de algo que seja polêmico de diferentes formas e não quero ninguém falando mal daquilo que eu gosto. :P

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi Nine!!!

Ah, vc leu depois de assistir ao filem... Pq eu li antes e achei o filme péssimo!!!!! Os atores até q melhoraram depois do 1, mas nossa... td no 1 tava tremendamente ruim.

Falei ontem msm com uma amiga, fã de Crepúsculo, sobre os personagens e vi agora q bate com o q vc tb achou. Fraquinhos... rs

Confesso, na época gostei bastante de Crepúsculo, hj nem tanto, pois vejo que a autora, ebm, não é que ela escreva bem, mas sei q sabe articular e "ganhar" o leitor. Tem uma, digamos, lábia literária. Rs, inventei isso agora...

;)

bjs***