O diploma de ensino superior para atuar no jornalismo está, a cada dia, dividindo as opiniões. Diante disso, alguns defendem que a “profissão” não necessita de um conhecimento técnico, de modo que qualquer outro profissional poderia atuar nesta área. Do outro lado, jornalistas, estudantes, comunicadores e administradores do ramo defendem a importância do diploma, do ensino, da qualificação.
Mas para trabalhar com jornalismo basta ter somente um bom texto, uma boa dicção e uma boa apresentação? Na minha opinião, não.
Evidente que muitos outros profissionais adentram a comunicação de uma forma muito clara e objetiva, mas não podemos considerar o todo. No contraponto temos “profissionais” sem as noções básicas de se trabalhar com comunicação e informação e acabam cometendo alguns equívocos.
A noção dos limites é fundamental, bem como considerar que a informação seja verdadeira e a fonte confiável. Indispensável ainda, é ouvir os dois pontos da ação. Clareza para entender os mais diversos assuntos. Pesquisa. Trabalho. Ética.
Exigir qualificação de seus profissionais é o mínimo que o mercado da comunicação deve fazer, isso não quer dizer que colaboradores não possam, de alguma maneira, contribuir. Desvalorizar o jornalismo como uma profissão não técnica é não entender o que ele realmente é.
12/04/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Paulinho das Quebradas e jonas Greeb. Apenas estes dois exemplos servem para demonstrar que o jornalismo deve sim exigir diploma. Uma faculdade e um conhecimento aprofundado. Afinal de contas, a opinião publica é formada atravéz dos meios de comunicação, e pessoas como os dois exemplos colocados em radios,jornais e tvs do país, apenas facilitam a desinformação e a distorção de fatos. Contribuindo unica e exclusivamente para a ignorancia do povo. E a ignorancia do povo vai de encontro com o poder de uma minoria priveligiada que não quer ter seus limites alterados pela grande massa.
jornalismo é uma profissão sim! Têm que ter diploma sim!!
Concordo plenamente contigo, Nine.
Obviamente não é necessário ter um diploma de jornalismo para escrever e falar bem (até porque tem gente que tem o tal do diploma e não possui umas dessas características), mas o verdadeiro jornalismo sempre foi muito mais que isso.
O jornalista possui uma função antes de tudo de comprometimento com a sociedade, e isso, mais do que muitas profissões, exige uma ótima e delicada formação.
Beijo Ninee :*
Para as nossas empresas de comunicação é muito mais barato um profissional sem profissão regulamentada (sem sindicato, sem dissídio, aumento de sálario nunca). Sem contar que os nosso queridos chefes também não entendem que a noticia acontece nas 24 horas do dia (ninguém quer pagar horas extrs). Ah, e se não tiver publicidade, não tem emprego. Se não tem regulamentação... bom ta feita a festa!!!!!!
PS: Se com diploma, regulamentação e tudo nossos empregadores já fazem e acontecem, imagina sem nada...
Postar um comentário