22/03/2009

Audiência Pública

Na última sexta-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, aconteceu uma audiência pública para debater os cursos que seriam, inicialmente, disponibilizados no IFET Caxias do Sul, que deve ter suas aulas no próximo ano.

Uma coisa me deixou muito preocupada diante do fato. Esperava ver pessoas interessadas de fato com a nova escola, afinal de contas é ensino superior gratuito em nossa cidade. O que mais vi foi militantes partidários ao invés de jovens interessados. Ainda uma grande participação de sindicatos interessados na qualificação de sua mão de obra.

Os valores não estão invertidos? Os representantes formais mais interessados que os próprios estudantes e trabalhadores? De fato não sei o que está acontecendo hoje em dia. A conquista do IFET foi graças ao trabalho de deputados federais como Ruy Pauletti, com o apoio da Prefeitura Municipal, mas com certeza a pessoas fundamental nesse processo foi o Deputado Pepe Vargas.
No mês de fevereiro, trabalhando na abertura do ano letivo das escolas de educação infantil, o prefeito José Ivo Sartori falou algo que realmente é verdadeiro: “Todos os prefeitos que administraram Caxias tinham uma visão especial com a Educação”. Verdade.

Mais e os estudantes, interessados maiores, os trabalhadores?! Onde estão? No momento de criticar, seja qual for a ideologia política é sempre muito mais fácil. Participar de decisões importantes na comunidade é o difícil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa negligência é lamentável, porém é tão comum. Os estudantes se acomodam, e a maioria acha o máximo sair por aí bancando o 'revolucionário', mas na hora que a água bate na bunda para que eles façam alguma coisa... Pelo menos os governos de Caxias têm interesse na Educação. Bem diferente daqui e de outros lugares que fui. =\
Quando finalmente tem gente querendo ajudar, o resto não dá valor.

Anônimo disse...

é verdade, o DCE da UCS ou a UCES bem q poderiam estar representadas na audiência... apenas os sindicatos e associações é que foram... uma pena

mas minha opinião está no meu blog... vc nine não ficou até o final. foi vergonhoso

olha lá...

bjão
te adoro

... disse...

Mas alguem tem que trabalhar...ou seja os estudantes...o problema é que os orgãos responsaveis pela representação dos estudantes, estão recheados de partidarios. E ao invês de lutarem unidos, se dividem dentro dos proprios orgãos, por simples picuinha politica. O problema não está em não haver trocentos estudantes na frente da camara...mas sim...de seus representantes estarem defendendo direitos de terceiros...