17/10/2008

Sujeira do outros

Hoje pela manhã um fato me surpreendeu. Estava eu caminhando quando reparo uma funcionária da Codeca, como mais algumas outras que tinha visto nas quadras anteriores, varrendo a calçada. Até aí tudo normal. Mas a questão era que enquanto os demais funcionários faziam a limpeza habitual das calçadas e ruas, limpado tocos de cigarros, folhas de árvores e afins, ela estava recolhendo lixo espalhado no chão, provavelmente rasgado por algum animal. Só que a questão aqui também não foi o animal em questão que possa ter rasgado todo o lixo.
A questão é que nesse mesmo lugar havia uma pequena lixeira, daquelas que encontramos ao longo do centro da cidade e nas principais ruas. A lixeira era pequena pra quantidade de lixo, só que no outro lado da rua, estava aquela coisa verde, bonita e grande: o contêiner de lixo orgânico. Pela santa paz. Será que a “pessoinha” que colocou aquele lixo ali iria perder uma perna se atravessasse a rua e colocasse no lugar devido?
E estamos falando da Rua Pinheiro Machado, bairro São Pelegrino. Bairro este, antigo e de pessoas “bem de vida”, como se auto intitulam alguns. Agora é demais atravessar o rua com uma sacola de lixo, imaginem se alguém vê tal cena. Bom mesmo é jogar o lixo na calçada, pros cachorros fazerem a festa.
Não se pode generalizar. Não são todas as pessoas que faze isso, como já observei moradores se deslocando ate o contêiner. Da mesma maneira que aquelas sacolas podem ter sido jogadas por algum comerciante daquela região, mas, por favor. Tenha santa dó. Não tem nada de difícil em jogar lixo no lixo. A cidade é grande o suficiente pra produzir o próprio lixo urbano, na qual os funcionários da Codeca limpavam, mas jogar lixo doméstico na calçada não dá.

8 comentários:

C. disse...

Viva os funcionários da Codeca
=P

não adianta gastar milhões em conteiners, em coleta mecanizada, se as pessoas não sabem separar o lixo e muito menos coloca-lo no lixo.

Anônimo disse...

O caxiense tem que aprender a ser cidadão antes de mais nada (não todos, mas como todos pagam por alguns...). Caxiense é mal-educado no trânsito e é porco na questão do lixo. Se não melhorar esses dois quesitos, não tem o q fazer...

tá mto bom teu blog

bjão

Anônimo disse...

Oii...
Gostei bastante dos teus textos.
Bem interessantes ;)
Passarei por aqui mais vezes.

ah, achei o link no blog da Rodaika e do Fetter.
Somos pessoas 'desconfiadas'. ehe

Anônimo disse...

Pois então somos duas futuras jornalistas ;) tava fazendo faculdade, mas tive de trancar... Enfim, também espero mais seriedade da mídia no futuro. Tem muito jornalista, pp, sem ética por aí.
Mas os maiores culpados são aqueles que dão audiência, certo?! Senão, a imprensa trabalharia de forma um pouco mais honesta, se assim fosse cobrado dela.

Rodrigo Vargas disse...

... "vou dominar o mundo!...

ahahahaha

ta ficando famosinha

Celli disse...

Como bem disse o Lucas: lixo e trânsito - grandes problemas dos matutos caxienses. Acho que é algum tipo de deficiência que algumas pessoas herdaram. Só pode ser. Pq alegar que é falta de educação é bobagem. Na escola se aprende o que quer dizer lixo, o que fazer com ele e inclusive - ora, veja! - separar o seletivo. Talvez seja só mesmo falta de vergonha na cara e preguiça.

... disse...

Lembra quando eramos novos, naquela "atitude rebelde- punk rock-exdruxula-sem causa-motivo-circunstacia" em que diziamos que jogavmaos lixo para ter trabalho para a codeca????

Que vergonha de um dia ter sido daqele jeito!!!Mas eu passei por isso, vc, o chico, MAS MUITAS PESSOAS NÃO PASSARAM!!! Continuam a enfiar seus lixos em qualquer lugar, afinal, tirando de casa, já não é mais lixo seu né?

Absurdo, o mundo indo ao colapço por causa do lixo e poluição gerados pelo egoismo de cada um de nós!!!

O egoismo só pode ser ele o responsavel por tanta lastima! Ou vc sujere outra causa????

Bjs!!

Jota free bird Scholz disse...

hum.......o triste é que, o pessoal prega um moralismo de cuecas porque criticam a sujeira que eles mesmo fazem, e tiram os seus da reta...........tipico!!
xD